Educação Física Multiplos caminhos
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PIBID
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MULTIPLOS CAMINHOS
ACADÊMICO: Luiz Carlos F. M. Neto
RIO VERDE – GO
2014
RESENHA
O livro trás de forma bem clara várias informações sobre a atuação do profissional de educação física nas escolas, abrangendo grande parte do leque de abordagens que constituem a educação física, se preocupando em orientar cada área trazendo informações adequadas, atividades, e propostas para colaborar com a qualidade das aulas pregadas pelos profissionais.
1 – RECREAÇÃO NO TEMPO E ESPAÇO ESCOLAR
Define-se recreação como uma atividade prazerosa realizada em algum momento de lazer, ou simplesmente refazer, criar uma outra atividade, visando o lúdico a algreia.
É importante o profissional ter esse conceito para não fugir do mesmo em suas aulas, abordando com planejamento para que atinja objetivos que compõem a educação física na escola como o desenvolvimento motor, de habilidades básicas e capacidades físicas, socialização, afetividade e muito mais.
Assim o profissional pode fazer uso da mesma para que através do lúdico consiga trabalhar novas formas de ensinar visando o prazer a alegria, para tornar o ambiente escolar agradável, participativo, e de qualidade.
2 – A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
É de grande importância o planejamento do professor para que inclua jogos durantes as aulas de educação física principalmente no ensino fundamental e infantil, pois com eles é possível de forma lúdica atingir objetivos tanto do aluno como do professor, de desenvolvimento, buscando por meio desses jogos que a criança consiga conhecer o mundo a seu redor, ter consciência corporal, executar movimentos importantes para o esporte e para o cotidiano, desenvolvendo habilidade e capacidade física, psicológica, e social.
Ao fazer uso errado de jogos, sem planejamento, o profissional de educação física não consegue