Educação Fisíca na Idade Comteporanea
A Idade Contemporânea tem início com o mais importante dos acontecimentos, a Revolução Francesa (1789 d.C.), marcada pelo Iluminismo, trazendo grandes avanços para a sociedade, como a valorização da razão, critica a religião, transformações políticas e econômicas. A sociedade se transforma a partir da ciência, para crer é preciso comprovar através da experiência. Segundo o historiador Eric J. Hobson, como essa Idade continua em progresso os problemas e transformações deste mundo globalizado fazem dessa época um século breve, ou seja, onde os acontecimentos acontecem rapidamente.
Esse período histórico é conhecido como Idade Contemporânea onde foi marcada por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial. No campo científico, as inovações e transformações foram também profundas. As pesquisas em medicamentos e em práticas médicas proporcionaram um aumento significativo da expectativa e da qualidade de vida das populações. As inovações em maquinários e técnicas de produção proporcionaram a base tecnológica para a expansão do capitalismo. As artes conheceram movimentos estéticos variados em seus diversos campos, resultando em produções artísticas geniais, como o surrealismo. Nesse período de grandes mudanças surgem os primeiros sistemas regulares de Educação Física, ''elaborados com ordenação e obedecendo a determinados princípios pedagógicos que apareceram a partir da segunda metade do século XVIII com Basedow (1723 – 1790) , Ling (1776- 1839) e Amorós (1770 – 1848), dado a importância aos exercícios ginásticos'', difundiram-se principalmente na Europa Ocidental, principalmente na Alemanha, Nórdica e França e Inglesa.
5
Escola Alemã
Na Alemanha Rousseau e Pestalozzi foram os grandes influentes da escola alemã, nessa escola o destaque foi Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839), considerado o pai da ginástica pedagógica