Educação Especial: Tecnologia Assistivas
1- INTRODUÇÃO.........................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO............................................................4
3- CONCLUSÃO..........................................................................8
4- REFERENCIAS..................................................................,,....9
Introdução A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo. O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular.No entanto, o paradigma da segregação é forte e enraizado nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados.
Contudo a inclusão coloca questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvertidas posições e opiniões sobre o termo.
Outro aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois é difícil repensar sobre o que estamos habituados a fazer, além do mais a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca a diversidade. A tendência é focar as deficiências dos nossos sistemas educacionais no desenvolvimento peno da pessoa, onde se fala em fracasso escolar,déficit de atenção,hiperatividade e nas deficiências onde o problema fica centrado na incompetência do aluno. Isso é cultura na escola,onde não se pensa como está se dando esse processo ensino-aprendizagem e qual o papel do professor no referido processo.Temos que refletir