educação em enfermagem
1 - Analise as imagens identificando em forma de texto o que se pede:
a) Tendência E
b) Tipo de diálogo
c) Concepção de homem. A T C
E – enfermeiro
AT – auxiliar/técnico
C – conhecimento
A tendência progressista, acima demonstrada, configura o enfermeiro como um profissional democrático. Aquele que valoriza sua equipe, sabendo ouvi-la e compartilhando seus conhecimentos. Onde o diálogo é primordial para que haja troca simultânea de informações e conhecimentos quanto aos procedimentos e ações realizadas.Tendo como objetivo o bom andamento da equipe assistencial. 2 – Qual a concepção do referencial teórico apontado? Exemplifique copiando uma frase.
a) Bordenave (1994) – Progressista. A escolha da pedagogia de ensino a ser utilizada, vai determinar conseqüências sobre a conduta individual.
b) Durkheim (1978) – Liberal. O homem seria assim, uma tabula rasa, sobre a qual se inscreveria todo o saber, determinando no processo ensino-aprendizagem, uma relação unilateral, na qual somente o professor é detentor do conhecimento.
c) Snyders (1988) – Progressista. O ensino deve ser renovado a partir de uma renovação dos conteúdos culturais.
d) Freire (1979) - Progressista. A educação implica na busca contínua do homem em ser mais, portanto o homem deve ser sujeito de sua própria educação. Não pode ser objeto dela.
e) Saupe (1992) – Liberal. As escolhas das práticas pedagógicas dos docentes, refletem na atividade do profissional.
f) Teixeira (1978) _ Progressista. O professor deixa de ser o centro, como o detentor do saber. Passando a ser o aluno, suas experiências; os programas e métodos, centrados no interesse do educando.
g) Torres (1997) _ O posicionamento se refere a Freire. Em entrevista concedida a Torres (1997)- Página 54, parágrafo 9.
3 – Como Freire classifica o processo ensino aprendizado nas