Educação,Dilma x Aécio
Dilma Rousseff: Em seu programa de governo, a candidata destaca a decisão de destinar 75% dos royalties do petróleo e 50% dos excedentes em óleo do pré-sal para a educação.
Ela diz que os recursos provenientes da comercialização do petróleo proveniente do pré-sal vão tornar realidade o Plano Nacional de Educação (PNE), já aprovado.
A candidata fala ainda em universalizar a educação infantil de 4 a 5 anos até 2016 e ampliar a rede de educação em tempo integral, de forma que ela atinja até 20% da rede pública até 2018.
Para o Ensino Superior, Dilma pretende oferecer mais 100 mil bolsas do Ciência sem Fronteiras entre 2015 e 2018.
Aécio Neves: Aécio promete realizar o ProMédio. “O programa será um ProUni do Ensino Médio, organizando a concessão de bolsas de estudos para alunos carentes em escolas privadas”, diz o programa de governo.
O tucano diz ainda que vai criar o Mutirão de Oportunidades, programa voltado a jovens que pararam de estudar pois precisavam trabalhar. “Quem voltar à escola receberá um salário mínimo por mês para poder se dedicar só aos estudos”, diz o programa. Aécio promete ainda dar R$ 3 mil para estudantes com boas notas que chegarem ao final do Ensino Médio.
O candidato também promete incentivar a formação do docente e dar incremento salarial para professores com base em avaliações. Ele diz que vai ampliar a jornada de trabalho do magistério para 40 horas semanais, incorporando na jornada períodos para atividades extraclasses.Em seu programa de governo, o tucano promete a implantação gradual da escola de tempo integral, mas não dá prazos.
Conclusão:
No programa do PT podemos esperar que se faça mais do mesmo, ou seja, o governo dará continuidade e certamente ampliará e aperfeiçoará programas de inclusão social, como ProUni e Pronatec. Já as propostas do PSDB, embora idealistas, prometem mais inovação para o setor.
Na minha opinião o plano de governo ideal