EDUCAÇÃO AMBIENTAL
GOMES, Maria Rosangela; SILVA, Priscila Rodrigues; SILVA, Francisdalva Carlos da;
1. INTRODUÇÃO
O tema Educação Ambiental é uma temática amplamente divulgada pela mídia atualmente, bem como nas escolas, de forma holística observa-se que as pessoaspossuem cada vez mais facilidade em obter acesso às informações sobre diversos assuntos, avanço científico, formas de se viver melhor, descobertas tecnológicas, e é claro os temas concernentes á preservação do meio ambiente, a população está cada vez mais próxima de assuntos como efeito estufa, poluição do meio ambiente, sustentabilidade, e essas informações são disseminadas periodicamente, todavia a prática nem sempre anda de mãos dadas com a teoria, conforme assegura Dias:
“Já dispomos da maioria dos dispositivos legais necessários para a consolidação da nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), entretanto a participação popular, a despeito de todo o respaldo legal que a abriga e contempla, tem sido restrita, desarticulada e insuficiente”. (DIAS 2004, p. 326)
A Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9.795/99 dispões sobre conceitos de Educação Ambiental:
Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.(Art.1º, Art. 2º Lei Federal nº 9.795, de 27/4/99).
Vale ressaltar conforme Genebaldo Freire Dias (2004, p. 201) “O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política nacional específica para a Educação Ambiental”. Na conferência de Estocolmo em 1972