Edificação da igreja
-Introdução: Neste texto o apóstolo fala da edificação da obra de Deus onde nós somos as “pedras vivas”(v.5).
Várias coisas são necessárias para fazer uma construção, vamos comparar a construção com a edificação da Igreja.
A obra tem 3 etapas: base, paredes e cobertura. Cada etapa tem 3 materiais básicos: ferragens, pedras e cimento; tijolos, areia e argila; e madeiras, telhas e pregos.
Como se edifica a Igreja?
Vamos comparar cada etapa e cada material com algo importante para a edificação da Igreja:
1ª etapa- BASE: v.1
Para a base é preciso fazer uma limpeza no terreno como diz o texto em (I Pedro 2.1 deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações ).
Pedras: ficam no profundo do chão para dar firmeza e suportar o peso da construção. JESUS é a Pedra que devemos nos sustentar. A Igreja deve ser Cristocêntrica, Jesus deve ser o centro de tudo na Igreja.
Ferragens: fazem a liga entre o cimento e as pedras para dar estabilidade e força a obra. Uma construção sem ferragens bem amarradas é fraca. A UNIÃO é o que dá força a Igreja e sustenta ela de pé.
Cimento: é o material que faz a compactação de tudo. Onde o cimento passa fica forte e firme. Ele é poroso, mas ao contato com a água se solidifica. O AMOR é o que faz a Igreja ser sólida e firme.Cada um de nós somos fracos como o pó do cimento, mas em contato com a água da Palavra de Deus somos amassados como uma massa e ficamos firmes.
A base não é parte mais difícil e menos visível da obra, mas é muito importante porque ela sustenta tudo, por isso a Igreja precisa ter JESUS, UNIÃO e AMOR.
2ª etapa- PAREDES: v.2
As paredes, é quando a construção começa a crescer. Depois de feita a base a construção rapidamente se evolui e ficamos animados. Para as paredes precisamos basicamente de:
Tijolos: os tijolos são blocos de barro que são colocados um sobre o outro. O barro é fraco, mas se bem amassado, preparado, seco e cozido fica forte. E