Edif cio RCS
Arquitetos: Boeri Studio
Localização: Via Angelo Rizzoli, 8, 20132 Milão, Itália
Arquiteto Encarregado: Boeri Studio
Equipe De Projeto: Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra
Área: 22000.0 m²
Ano Do Projeto: 2007
Em 2001 o Boeri Studio venceu o concurso internacional para a concepção do novo edifício de escritórios de Rizzoli, em Crescenzago, localizado no nordeste de Milão. O plano inclui 90.000 metros quadrados de área construída, divididos entre as grandes áreas de reforma dos edifícios (55.000 metros quadrados) e a construção de dois novos edifícios (35.000 m²), um dos quais é o edifício destinado aos escritórios, nomeado Edifício "C".
O edifício é composto por uma torre menor de cinco pavimentos (e embasamento) e outra principal com doze níveis, com uma altura de aproximadamente 80 metros. O desenvolvimento do plano de chão do edifício atrai para um pátio aberto, de frente para o para os edifícios existentes a recuperar, e junta-se com um dos seus lados na Via Angelo Rizzoli, que é a entrada para o edifício em si e para a praça interior.
A estrutura do edifício é composta inteiramente por concreto armado na parte inferior do corpo enquanto é mista no corpo da torre, onde o núcleo de concreto engata uma estrutura de vigas e pilares de aço. Todo o corpo do edifício é revestido uniformemente em todos os lados por uma pele dupla, composta por painéis metálicos modulares isolados internamente, e uma camada de folhas de vidro de revestimento externo presa a 20 cm de distância da fachada.
Em cada pavimento as janelas em fita "cortam" o revestimento modular, deixando apenas alguns pontos dispersos de continuidade. As placas da segunda camada de revestimento são afetadas por variações de cor obtidas por meio de camadas de serigrafias, que geram um efeito brilhante nas fachadas dependendo do grau de intensidade da vibração e da incidência solar. Do mesmo modo, a reflexão de luz sobre os elementos metálicos de apoio,