Edi O Telejonal Poti

380 palavras 2 páginas
DANIELI ALVES

“Edição no telejornalismo”

Presidente Prudente
MAIO-2014

DANIELI ALVES

“Edição no telejornalismo”

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Oficina de TV ministrada, no 5º termo do curso de Comunicação Social , pelo Profº Rogério Potinatti

Presidente Prudente
MAIO-2014

Edição de um telejornal

A edição funciona como um processo de lapidação para um telejornal.A materia feita pela equipe de reportagem chega bruta na redação e vai para a ilha de edição para que se possa ser feita uma análise do que é relevante para ir ao ar, procurando sempre manter a veracidade dos fatos.
E necessário o extremo cuidado do profissional na hora da edição, pois uma edição mal feita pode deixar a matéria entediante aos olhos do telespectador, fazendo com que ele não tenha paciência para assisti-la.
O editor busca uma uma sintonia entre som. movimentos de câmeras e efeitos visuais para que haja ênfase acontecimento que está sendo narrado e coêrencia.Ele deve melhorar o trabalho e acrescentar informações de última hora. O editor é quem fecha a lauda e libera a matéria para ir ao ar.

Técnicas de Edição

Sonoras: No hard news nunca deixe a sonora muito longa. Dê ritmo a matéria editando uma frase de efeito com poucos segundos. Use o recurso do Insert: se o entrevistado detalhar alguma cena e a equipe tiver as imagens cubra parte da sonora com estas imagens.
Split:é a técnica de prolongar a imagem que vem do off por um ou dois segundos em cima da sonora.
Efeitos de transição:use este recurso edição em matérias especiais. No hard news prefira corte seco. Evite repetir a sonora de um mesmo entrevistado na mesma matéria. Use sempre que possível o sobe som. Ele revela o clima em que a matéria foi feita.
BG:som ambiente que deve estar presente em todos os formatos da notícia.
Trilha sonora:Opte por músicas instrumentais. Quando são cantadas, a voz compete com a informação.
Música:Sonorize as

Relacionados