Edafologia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
Balanço Hídrico
Alta Floresta-MT
Novembro 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
CRISTINA TESSARO HARTWIG
KARINE ARAUJO ZIMERMANN
Balanço Hídrico
Trabalho apresentado sob requisito de avaliação para a matéria de Climatologia e Meteorologia Agrícola, ministrada pelo Prof° Dr. Edglei Pereira.
Alta Floresta-MT
Novembro 2012
INTRODUÇÃO
Entendemos por balanço hídrico a contabilidade das quantidades de água que entram e saem de uma camada de solo, que vai de sua superficie até uma profundidade. Através do plano da superficie do solo, temos as adições da chuva e/ou irrigação, as perdas por evapotranspiração e enxurrada (REICHARDT, 1990). Segundo REICHARDT, 1990, o balanço hídrico é, portanto importante para um acompanhamento da quantidade de água armazenada no solo. Esta quantidade deve ser mantida em níveis ótimos para maximizar a produtividade agrícola. Assim, através do balanço hídrico, podem-se estabelecer critérios para a drenagem de um solo (em casos de excessos de água) ou para a irrigação (reposição de água em caso de falta).
BALANÇO HÍDRICO MENSAL DO ANO DE 2002.
No ano de 2002, no município de Alta Floresta – MT, De janeiro a final de março obteve um bom balanço hídrico, chegando a quase 250 mm no mês de fevereiro, decaindo do mês de março a abril chegando a 0 mm, onde se inicia o período de seca que vai até o final do mês de agosto, chegando a um déficit de quase -130 mm no mês de agosto. Começando o período de chuvas no mês de setembro até dezembro chegando a quase 300 mm, apresentando durante todo o ano um balanço hídrico positivo em média de 890 mm.
BALANÇO HÍDRICO MENSAL DO ANO DE 2003.
No ano de 2003, no município de Alta Floresta – MT, nos meses de janeiro a final de março apresentou um bom