Relatório de edafologia
A matéria orgânica é de grande importância em solos tropicais e subtropicais, pois influencia em suas propriedades físicas, químicas, biológicas, mineralógicas e espectrais. O clima e a interação da matéria orgânica com a fração mineral apresentam um papel fundamental nas relações que envolvem o acúmulo, estabilização e qualidade da matéria orgânica no solo.
Formada por restos vegetais e animais em vários estádios de decomposição: húmus - que é o produto da degradação bioquímica desses resíduos; organismos - principalmente a biomassa microbiana atuante nos processos de decomposição; rizodepósitos - são substâncias orgânicas liberadas pela raiz das plantas vivas. Possuem papel fundamental na reorganização das partículas primarias e micro agregados disperso.
A principal fonte de matéria orgânica no solo são os vegetais (raízes, folhas, galhos e outros constituintes das plantas). Os tecidos das plantas são fontes de energia para ao microorganismo e da matéria orgânica que é essencial na formação do solo.
Os animais são considerados como fontes secundarias de matéria orgânica, contribuindo com produtos residuais do seu corpo (fezes e urina) e quando morrem com a sua carcaça que entra em de composição.
Certa forma de vida animal, principalmente minhocas, centopéias e formigas desempenham também papel importante na mudança de localização dos resíduos vegetais.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Demonstrar através de prática o procedimento de quantificação de matéria orgânica na amostra de solo.
2.2 Objetivos específicos
- Verificar a quantidade de carbono na amostra de solo; - Fixar os conhecimentos adquiridos em sala de aula;
3. MATERIAL E MÉTODOS Foi utilizado duas amostras de, aproximadamente, 20g de TFSA (terra fresca seca ao ar) cada (0-20 e 20-40 cm de profundidade) trituradas e passadas em peneira de 80 mesh. Foi pesado 0,5g de cada amostra de TFSA triturada e colocadas em frasco erlenmeyer de 250 ml, em seguida foi adicionado 10 ml