ED fisiologia II
1) Defina potencial de repouso e potencial de ação. Em que tipos celulares ocorre o potencial de ação? Qual a importância do potencial de ação?
Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de uma alteração elétrica ao longo da membrana do neurônio a partir do ponto em que ele foi estimulado. A direção normal do impulso no organismo é do corpo celular para o axônio. Esse impulso nervoso, ou potencial de ação, é uma alteração brusca e rápida da diferença de potencial transmembrana. Normalmente, a membrana do neurônio é polarizada em repouso, sendo que o potencial é negativo (-70 mV). O potencial de ação consiste de uma redução rápida da negatividade da membrana até 0 mV e inversão desse potencial até valores de cerca de +30 mV, seguido de um retorno também rápido até valores um pouco mais negativos que o potencial de repouso de -70mV. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizados mais intensamente pelosistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informação dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas. O potencial de ação é indispensável na propagação dos impulsos nervosos. Quando a acetilcolina do axônio de um neurônio vai pro corpo celular de outro neurônio, ou pra um músculo, canais de Na+ se abrem, e começa a haver despolarização da membrana. Isso vai gerando um potencial de ação e, quando ele é gerado, começa a se propagar por toda a membrana, conduzindo o impulso elétrico pela célula. Se a celula em questão for uma muscular, o impulso vai gerar a contração, por uma série de mecanismos fisiológicos.
2) Descreva pelo menos três funções da glia no SNC.
As principais funções das células da glia são cercar os neurônios, e mantê-los no seu lugar, fornecer nutrientes e oxigênio para os neurônios, isolar um