Ed fisica
A pele é a barreira natural de proteção do corpo contra a agressão de micro-organismos, agentes físicos e químicos e auxilia no controle da temperatura e na retenção de líquidos. Uma vez lesada pela queimadura, estes fatores são imediatamente alterados.
As queimaduras, com muita frequência, atingem estruturas além da pele. Podem ser atingidos músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos e ainda os olhos e as vias aéreas. As queimaduras podem ser classificadas e avaliadas em sua gravidade de acordo com:
O agente causador.
A profundidade (camadas de pele que atinge).
A extensão (área corpórea atingida).
Dependendo do agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais frequentes.
Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.
O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura.
O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.
A dor causada pela queimadura faz com que, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e unguentos além de uma infinidade de outros produtos (borra de café, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia é frequentemente usada.
As substâncias antissépticas presentes nas pastas dentais são extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da lesão queimada.
No tratamento especializado, a primeira conduta, na maioria das vezes, é a de retirada de todos estes elementos inadequadamente