Ed fisc
Disciplina: Aprendizagem e controle motor Professor: Elio Carlos Petroski Graduando: Antônio, Dyell, Franciely, Jean Pierre
EFEITOS DO (CR) CONHECIMENTO DE RESULTADO NA PRENDIZAGEM DE UMA NOVA HABILIDADE
Objetivo:
Verificar se o conhecimento de resultado produz efeitos positivos ou negativos sobre os escores de desempenho de dois grupos na aprendizagem de uma nova habilidade motora fina realizada com a mão não dominante.
Metodologia:
O total de indivíduos a realizar o experimento será dividido em dois grupos. A divisão procederá pela distribuição de fichas contendo as respectivas letras “A” e “B”, assim gerando dois grupos heterogêneos, denominados de Grupo A e Grupo B.
Cada indivíduo receberá uma quantidade de 20 pedaços de barbante, com cerca de 10 centímetros cada, e um copo descartável no qual deverá ser discriminado o nome e o grupo do participante.
Ex: João “A”
Sentados em suas respectivas carteiras; ao sinal de um silvo breve, vindo do professor que estiver ministrando o teste; cada indivíduo, APENAS COM SUA MÃO NÃO DOMINANTE, deverá realizar um nó simples em cada barbante recebido e coloca-los já amarrados dentro do próprio copo, durante o tempo pré-estabelecido de 3 minutos. Assim caracterizando 1 tentativa.
Serão realizadas seis tentativas no total.
No final de cada tentativa, os copos serão recolhidos para contagem e controle do número de nós; após a contagem, cada indivíduo do grupo “A” receberá o conhecimento de resultado sobre a quantidade de nós que conseguiu realizar, mais 20 barbantes e um novo copo. E os indivíduos do grupo “B” receberão somente os 20 barbantes e o novo copo.
Revisão de literatura:
Magill (1980) considera feedback como dados disponíveis à pessoa através de seu próprio sistema sensorial, ou seja, o indivíduo, com base nos sistemas visual e proprioceptivo, detecta certos aspectos dos resultados