ED Estatistica 2015
ESTUDO DIRIGIDO
1. O que é estatística e por que estudá-la é importante para a Psicologia?
2. O que são “população”, “amostra” e “variáveis” no contexto da ciência estatítisca.
3. O que é variável preditiva e de desfecho?
4. O que é estatística descritiva e suas três características principais? Descreva cada uma delas.
5. Pesquisa 1: Associações entre depressão e temperamentos
A teoria dos temperamentos afetivo-emocionais integram psicologia, psiquiatria e neurociências e atuam como uma diátese dos transtornos psiquiátricos, podendo atuar como fatores de risco e de proteção para a psicopatologia. Buscando comprovar a associação entre depressão e temperamentos afetivo-emocionais em pessoas que moram em Fortaleza, foram aplicados e coletados dados de questionários de temperamentos afetivo-emocionais (Escala AFECTS) e de depressão (Escala de Depressão de Beck) em 3000 moradores de Fortaleza escolhidos aleatoriamente através de sorteio e mapeamento de residências. Os resultados dos questionários de depressão foram: média=10, mediana=9, moda=9, desvio padrão=5, amplitude=63.
a) Qual é a população pesquisada?
b) Qual é a amostra?
c) Se houverem valores que são discrepantes da maioria, o pesquisador deve preferir em sua análise o valor de média ou de mediana? Porque?
d) O que e quais são as medidas de tendência central utilizadas?
e) O que e quais são as medidas de dispersão utilizadas?
6) Pesquisa 2: Associações entre religiosidade e bem-estar subjetivo
Pesquisas indicam que religiosidade pode estar associada a melhores índices de afetos positivos. Pessoas que, frequentemente, praticam orações, vão ao templo religioso e creem firmemente na existência de um poder superior piedoso e agraciador têm maior saúde mental e qualidade de vida. Buscando associar felicidade e religiosidade, aplicamos questionários de bem-estar subjetivo, religiosidade intrínseca, organizacional e não-organizacional em ateus e religiosos da cidade de