ED Eq ácido básico
EsTUDO DIRIGIDO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO
BIOQUÍMICA II
BIOMEDICINA
2013
Responda às questões abaixo sobre equilíbrio Àcido-Básico
CASO CLÍNICO 1.
Paciente de 30 anos chegou no Setor de Emergência em estado de coma, apenas respondendo aos estímulos dolorosos. Sua respiração era superficial e com frequência normal. Familiares encontraram diversas caixas de tranquilizantes vazias próximas à ele. Gasometria arterial: pH= 7.20; PaCO2= 80 mmHg. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s), seu(s) mecanismo(s), causa mais provável?
Ao analisarmos a associação entre os valores de pH (menor que 7,4) e de PaCO2 (maior que 45mmHg) da gasometria arterial, observamos que há uma Acidose Respiratória, com uma hipoventilação pulmonar.
O mecanismo desse distúrbio é a diminuição da eliminação de CO2 por redução da ventilação alveolar, a hipoventilação. A pressão de CO2 alveolar cresce, aumentando o CO2 dissolvido (hipercapnia), o que causa a redução do pH decorrente de um acúmulo de CO2 no sangue.
A causa provavelmente é depressão do centro respiratório em função do excesso de tranquilizantes.
CASO CLÍNICO 2.
Após 24 horas de tratamento no CTI, a paciente do caso 1 ainda se encontra torporosa e submetida a ventilação artificial. Gasometria arterial: pH= 7.52; PaCO2= 26 mmHg. Qual(is) o(s) distúrbio(s) ácido-básico(s) apresentado(s), seu mecanismo, a causa provável e o tratamento?
Nesse caso o pH encontra-se agora maior que 7,4, caracterizando uma alcalose, e a paCO2 encontra-se mais baixa do que 35mmHg, o que sugere um componente respiratório.
Sendo assim o mecanismo ácido-base apresentado é a Alcalose respiratória.
O mecanismo desse distúrbio é a ventilação alveolar excessiva pois o CO2 formado nos tecidos é rapidamente eliminado, e a pressão parcial de CO2 alveolar diminui, o que gera uma elevação do pH decorrente de uma