ecxel
I. Localização dos componentes - Quando abrimos o televisor para consertar, podemos identificar seus circuitos através de peças principais, inconfundíveis. Nesta aula daremos uma noção de como identificar estes principais componentes na placa do televisor. Observe as figuras 1 e 2:
1. Faz tudo – É o maior CI do TV e com maior número de componentes em volta. Dentro dele temos os circuitos de vídeo, cor, horizontal, vertical, FI e som. O nome “faz tudo” é usado apenas na escola. Também é chamado de “one chip”;
2. Microcontrolador - Ou micro é o CI perto do teclado com um cristal de quartzo ligado nos seus pinos. É o “chefe” porque controla todas as funções do TV. Na maioria das vezes possui um CI menor perto dele chamado memória EEPROM.
3. “Fly-back” – Transformador de ferrite de onde saem os fios de MAT (alta tensão), foco e
“screen”. Componente muito fácil de encontrar;
4. Saída horizontal – Transistor grande (de potência) num dissipador ao lado do “fly-back”;
5. Saída vertical e saída de áudio – Dois CIs de potência, sendo o vertical num dissipador maior e ligado no conector do “yoke” e o áudio num dissipador menor ligado no alto falante;
6. Seletor de canais – Também chamado de “varicap”, tem o aspecto de uma caixa blindada onde entra o sinal da antena;
7. Saídas RGB – Três transistores de média potência localizados na placa do tubo;
8. Fonte de alimentação – A fonte começa no cabo de força. Ali encontraremos os quatro diodos retificadores, filtro principal (o maior eletrolítico do TV), fusível, fusistor (um resistor de alta potência, porém de baixo valor), uma chave liga/desliga em alguns TVs, o trafo “chopper” de ferrite e o CI grande STR fazendo parte da fonte chaveada. Algumas TVs possuem um transistor “Mosfet” e um CI menor no lugar do CI STR.
II. Como testar o transistor de saída horizontal
a) No circuito - Na escala de X1, medir coletor e emissor nos dois