Ecovila findhorn
Anselmo Mesquita da Silva
Curso de Engenharia Civil – Universidade Bras Cubas, Mogi das Cruzes, SP.
E-mail: mesquitaanselmo@terra.com.br
Palavra chave: Ecovila, Sustentabilidade, Desenvolvimento.
A Fundação Findhorn é uma ecovila, comunidade espiritual, e um centro internacional para aprendizagem holística; vive e trabalha em estreita colaboração com outras organizações e indivíduos que compõem aquela comunidade; é formada por mais de 300 moradores, porém sua maior concentração é visitantes de paises e culturas distintas; que buscam em si novas revelações de consciencia positiva e sustentável.
Seu objetivo segue uma filosofia de harmonia e visão, de tecnologia e espírito, de educação e ativismo, de ciclo e equilíbrio, com finalidade de restaurar e celebrar os elementos da natureza, reeducando o modo de vida das pessoas.
Através da integração da vida urbana com paisagem e sistema natural que o local oferece, foi aproveitado todos os recursos oferecido pela natureza, desde mar, ventos fortes e terra fértil preparadas por eles mesmos; desenvolveram fontes de energia eólica e solar, reciclam lixos e aguá que nesse casso foi criado uma biotécnologia de purificação aos niveis do local; fazem reflorestamento e denvolvimento da agricultura. A comunidade é vegetariana, e toda forma sustentavel promove independencia das pessoas entre a natureza, permitindo reestrutura de habitação sem gasto de energia ou eliminação de gases, e ciclo natural do meio Ambiente.
Em seus dias, moradores e hospedes são incluidos em todas atividades, desde integração até processos de preservação e manutenção; ressaltando que seus objetivos sustentáveis são: ecológico, cultural, econômico e espiritual. Na comunidade é feito trabalhos voluntarios e rendaveis; alguns de seu moradores publicam a história e metas da ecovila, outros fazem workshop, ecudação holística, lojas de peculiaridades; com todo seu tempo de existencia, mediante