Ecossistemas
O ecossistema é o conjunto formado por um ambiente físico ou abiótico, constituído pelos fatores físicos e químicos ambientais e pelos seres vivos (fatores bióticos). Na caracterização de um ecossistema, é obrigatório considerar dois componentes: um físico (abiótico ou biótopo) e outro vivo ou biótico, que ocupa o primeiro, designado por comunidade ou biocenose.
Ecossistema = biótopo + biocenose
São exemplos de ecossistemas: uma floresta, uma lagoa, uma campina, uma poça d’água, um aquário, a massa de água superficial do mar etc.
Fig. 1 - Araucárias do ecossistema da mata de araucárias no sul do Brasil.
Os ecossistemas são sistemas equilibrados. Assim, por exemplo, um ecossistema consome certa quantidade de gás carbônico e água, enquanto produz um determinado volume de oxigênio e alimento. Qualquer mudança na entrada ou saída desses elementos desequilibra o sistema, alterando a produção de alimento e oxigênio.
Cada espécie viva tem o seu papel no funcionamento do ecossistema a que pertence.
Por exemplo, quase todo vegetal que se reproduz por meio de flores necessita de alguma espécie de inseto para a polinização. O extermínio de tal inseto provocará extinção da espécie vegetal.
Fig. 2 e 3 - A floresta de Coníferas é um ecossistema de zonas temperadas.
A ecologia é um assunto diário na imprensa, no rádio e televisão, constituindo um dos temas mais comentados na atualidade. Em virtude dos grandes desastres ecológicos que se sucedem, tal ciência passa a adquirir grande importância prática. O homem é o ser vivo que mais agride o ambiente. Até certo tempo atrás, o homem acreditava que podia interferir à vontade. Aos poucos, porém, percebeu que os subprodutos de sua indústria, ao destruírem vegetais, diminuíam a quantidade de alimentos dos ecossistemas e baixavam a produção de oxigênio. E que, matando indiscriminadamente insetos através de pesticidas, impediu a polinização e reprodução de plantas, provocando a morte de aves