Ecossistemas
Ecossistemas: O conjunto formado pelos seres vivos e pelo ambiente físico de uma região é chamado ecossistema. Em um ecossistema os seres vivos interagem entre si e com os fatores ambientais.
Para que se possa delimitar um ecossistema ou Sistema ecológico, é necessário ter no mínimo quatro componentes. Os principais são:
Os seres Abióticos: Que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos Seres Abióticos os seres vivos adaptam os seus desenvolvimentos.
Os seres Produtores: São capazes de produzir o próprio alimento, por isso também são chamados de Seres Autótrofos. Na natureza, os principais seres Produtores são os seres clorofilados, que fabricam o seu alimento pela fotossíntese.
Os seres Consumidores: Que são incapazes de produzir seu próprio alimento. Por isso se alimentam de outros seres vivos, como plantas e animais.
Os seres Decompositores: São fundamentais para a reciclagem da matéria na natureza. Ao decompor a matéria eles liberam no ambiente, entre outros minerais, gás carbono e sais minerais que podem ser reaproveitados pelos Seres Produtores. Compreendem um grupo especial de consumidores, se alimentam de matéria orgânica morta: Organismos mortos, folhas, frutos e flores caídos no solo, pele fezes etc.
A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local de forma um ciclo de energia (do meio abiótico para os seres Produtores, destes para os consumidores, destes para os decompositores e para o meio abiótico novamente) caracterizando os níveis da cadeia alimentar constitui um ecossistema (sistema ecológico) independente da dimensão do local onde ocorrem essas relações.
Mas não se deve confundir “ecossistema” com “bioma”. O bioma é geograficamente mais abrangente e é predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetações com características semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica).
Os ecossistemas são classificados de duas