Ecossistemas
Paraguaçu Paulista
2013
ETEC Augusto Tortolero Araújo
Nome: Marcos Adriano Pereira dos Santos
Ensino Médio: 1º A
Tema: Questões ambientais globais
Disciplina: Geografia
Profª: Libertala
Paraguaçu Paulista
2013
Questões ambientais globais
Poder e ambiente: os acordos internacionais e os interesses econômicos.
Por vários séculos as culturas ocidentais sustentaram a crença de que o avanço científico e tecnológico seriam a garantia de um futuro melhor para a humanidade.
Em 1970, os conceitos ligados a ecologia começaram a ganhar popularidade, com isso as pessoas se conscientizaram de que as sociedades têm como necessidade proteger os remanescentes espaços naturais e além de gerir o espaço geográfico em termos de meio ambiente.
No fim do século XX a mídia divulgou uma realidade. Essa realidade iria transformar toda a questão do ambiente em um tema central da nossa época.
Em 2009 foi realizado em Copenhague – Dinamarca, a COP-15.
Apesar da importância do tema e da participação propositiva do Brasil e muitos outros países, nenhuma decisão foi tomada.
Grande parte dos setores interligados à defesa do meio ambiente concluiu que: Os interesses econômicos impediram a tomada de decisões no sentido de controlar a emissão de poluentes na atmosfera global.
Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, discursando durante a COP realizada em Copenhague, Dinamarca. (Fonte da imagem: http://www.topicos.estadao.com.br)
Fatores que estão acabando com o ambiente
1- Aquecimento global (que na minha opinião é o principal).
2- Desmatamento (Um dos causadores do aquecimento global)
Desmatamento ocorrido na Amazônia.
3- Poluentes
Pesquisa realizada na cidade de São Paulo no ano de 2005.