Ecossistema
A importância da ecologia é indiscutível, sem ela nenhum organismo pode existir. A ecologia se preocupa com a preservação e a conservação dos recursos naturais e o respeito à natureza.
Existem varias interferências que são feitas pelo homem, sobre os ecossistemas que quebra este conceito, a exploração dos bens naturais para subsistência humana. Essa exploração ocorre como Impactos ambientais, trazendo prejuízo para o equilíbrio ecológico. Prejudicando vários organismos de uma espécie ou relação de diversas espécies. Definiremos o significado de Comunidade, fatores abióticos e Ecossistema, o que é habitat, estilo de vida e nicho ecológico. Também falaremos sobre cadeia alimentar, presa e predador definindo o que é predatismo. Das relações que existem entre uma comunidade, harmônica Intraespecífica, Interespecífica e desarmônica Intraespecífica e Interespecífica.
2. Ecossistema
Ecossistema é o estudo principal da Ecologia. Esta palavra de origem grega: oikos= casa + ambiente + logos = igual a estudo. Logo seu significado é a interação dos seres vivos no meio ambiente e entre si.
O Ecossistema é composto por seres vivos, o local onde vivem e todas as relações deste no meio ambiente. Organizado em produtores, decompositores, compositores, na qual obtemos fabricantes físicos e fabricantes químicos, o fator físico designa aos abiótico e químico aos bióticos.
Exemplo: Florestas, lagos, mar e etc...
O significado da palavra Ecossistema também pode ser definido como: Biótopo +Biocenose. Biótopo são os aspectos físicos e químicos de um ambiente e Biocenose: É o conjunto de varias espécies que habitam na mesma região.
Para que ele exista precisa-se de quatro fatores: os Fatores Abióticos Autótrofos, Consumidores Heterótrofos e decompositores.
Fatores abióticos: são os fatores básicos do ecossistema (Fatores não vivos que influenciam na vida dos seres vivos, sua adaptação e desenvolvimento).