Económia
* Disciplina: Economia * Trabalho: A evolução da moeda * Professora: * Data de realização: 18/01/13 * Data de entrega: 25/01/13 * Realizado por: * Carina Ribeiro * Dione Semedo * Nelson Mesquita
Índice 1. Introdução 2. Conceito e características da Moeda 3. Funções da Moeda 4. Tipos de Moeda 5. Origem da Moeda 6. A moeda em Portugal 7. O euro 8. Conclusão
Introdução Neste trabalho pretendemos descobrir e aprender, conceitos e designações referentes à moeda.
É importante sabermos que existe várias definições de moeda e vários tipos de moeda. A moeda como a conhece hoje, nem sempre existiu, dantes existia o que hoje designamos como moeda antiga, ou seja, os cereais, o sal, entre outras, que usavam para efectuar trocas. A outra é a cunhagem da moeda e temos agora a moeda moderna, ou seja, a nossa moeda.
A moeda é um instrumento de unidade de valor utilizada, como meio de troca.
Conceito e características da Moeda
No seu sentido mais lato, o termo moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um ativo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços.
As características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda são: a divisibilidade, a durabilidade, a aceitação geral, ter reduzida procura não monetária, manter o valor, ser prática de movimentar e ser dificilmente falsificável.
"Para que um bem apenas sirva como moeda esse bem deve ser inútil"
Isto é, um bem que sirva de moeda deve ter somente esta função, sendo inútil para realizar outras. Assim nunca há falta de moeda.
Divisibilidade - a moeda tem que ser divisível para ser possível obter o valor que desejar.
Durabilidade - a moeda não se pode degradar, porque se isso acontecer o valor da moeda é alterado e isso dificulta o seu uso nas trocas.
Aceitação geral - a moeda tem de ser reconhecida por