Economia
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Os fatores de produção são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas, logo com a escassez de recursos a sociedade é quem determina o quê, quanto, como e para quem produzir. Se não houvesse a escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum.
2. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
A curva de possibilidades de produção expressa à capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção.
A curva indica todas as possibilidades de produção potencial de máquinas e alimentos nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, ou seja, à plena capacidade, utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
O fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Desse modo, paralelamente ao fluxo real, temos um fluxo monetário, quando há a necessidade de presença da moeda para remunerar os bens de produção e para remunerar os bens e serviço. Unindo os dois fluxos, temos o chamado fluxo circular de renda.
5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Bens de capital: utilizados na fabricação de outros bens, mas não desgastam totalmente no processo produtivo. (bens finais)
Bens de consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificadas como duráveis e