Economia
A Globalização é uma questão antiga da história do mundo, entre o fim do século XX e começo XXI, a palavra Globalização vem tomando grandes proporções e definindo toda historia humana que esta por vir. Empresas passam de nacionais para internacionais se tornando a maioria das vezes grandes multinacionais, culturas, costumes, política e principalmente uma economia globalizada significa um mundo sem fronteiras onde tempo e espaço não são mais determinantes, pois tudo esta a um “click” de distancia. Aumentando o fluxo de mercadorias entre os países, principalmente, entre os países desenvolvidos (maior capacidade de cosumo). A industrialização é a chave para o desenvolvimento. Entretanto, o processo de desenvolvimento dos países industrializados foi iniciado com grande aumento da produtividade agrícola, o que permitiu liberar mão de obra e recursos para as áreas urbanas. Nos últimos tempos, uma característica marcante na economia mundial tem sido a crescente integração econômica entre os países com diversos aspectos: comercial, produtivo e financeiro.
O processo conhecido como GLOBALIZAÇÃO, vem ocorrendo com grande desenvolvimento tecnológico a partir do final do século XIX, mas que se acelerou muito a partir das últimas décadas, com o desenvolvimento da informática e dos mecanismos financeiros internacionais. Neste sentido, é interessante separar a chamada globalização produtiva que se trata da produção e distribuição de bens e serviços dentro de redes em escala mundial e da globalização financeira que se caracteriza, notadamente, por uma drástica intensificação dos fluxos de capitais internacionais.
Uma expressão muito usada atualmente e está ligada a duas coisas: Acordos econômicos entre nações, de modo a limitar o uso de barreiras de impostos que impedem a entrada de produtos de outros países. Com a redução de barreiras no comércio internacional, o crescimento notável das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a difusão de novas