Economia
A produção de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para venda no mercado. O conceito de produção não se refere apenas aos bens físico e materiais, mas também a serviços, como transporte, atividades financeiras, comercio e outras atividades. 2. Funções de produção
A função de produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.
Pode –se apresentar a função de produção analiticamente, da seguite maneira: q=f (x1, x2, x3,..)
Onde “q” é a quantidade produzida do bem ou serviço, em determinado período de tempo;
X1, x2, x3 ,... indicam a quantidade utilizadas de diversos fatores de produção: f indica que q depende de x1, x 2, x3..., ou seja é uma função da quantidade de insumos utilizados.
3. Fatores fixos e fatores variáveis de produção - curtos e longo prazo
É fundamental a questão do prazo que sendo considerável, uma vez que os fatores podem ser relevantes a curto, mas não em longo prazo e vice e versa. Falaremos da diferença entre as analises de curto e longo prazo e suas dependências. * Fatores de produção variável: ocorre quando a quantidade utilizada varia quando o volume de produção se altera, ou seja, quando aumenta a produção é necessário aumentar a matéria prima e mais trabalhadores. * Fatores de produção fixos: são aqueles que a quantidade não muda, mesmo quando a quantidade de produto varia exemplo: as instalações da empresa e a tecnologia, que são alterados em longo prazo.
4. Analise de curto prazo
Tomemos uma função de produção simplificada, ou seja, com apenas dois fatores (um fixo e outra variável) q=f(N,K) em que: q= quantidade
N= mão de obra (fator variável)
K= capital (fator fixo)
5. Conceitos de produto total, produtividade media e produtividade marginal.
* Produto total: é a quantidade do