Economia
Pela teoria da produção, temos que, produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado. É importante ressaltar que o conceito de produção não se refere apenas aos bens físicos e materiais, mas também a serviços, como transportes, atividades financeiras, comercio e outras atividades.
COMPORTAMENTO DA PRODUÇÃO NO CURTO PRAZO
O que ocorrerá com a produção caso varie a quantidade utilizada de um insumo, e o outro mantenha-se, constante?
A economia responde a isto através da Lei dos Rendimentos Decrescentes, ou Lei das Proporções Variáveis.
Lei dos Rendimentos Decrescentes – Se adicionarmos quantidades de uma mesma magnitude de um fator de produção variável a uma quantidade fixa de outro, os acréscimos na produção serão inicialmente crescentes, porem, depois se tornarão decrescentes, podendo, inclusive, assumir valores negativos.
A ECONOMIA E O DIREITO
Sem duvida alguma, os importantes conceitos econômicos dependem do quadro de normas jurídicas do Mercado que está se estudando.
No mundo real, as normas jurídicas emolduram o campo da análise da teoria econômica, e por outro lado, as questões econômicas que vão surgindo, atuam de forma a mudar este arcabouço jurídico.
Ao estudar-se a teoria dos mercados, encontramos dois enfoques: de um lado, no lado econômico, analisa-se o comportamento dos produtores e dos consumidores, quanto a suas decisões de produzir e consumir; de outro, no jurídico, o foco está nos agentes das relações de consumo, que a relação entre consumidor e fornecedor. Esta relação inclusive é regulada no Brasil pelo Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, que preceitua que os direitos do consumidor colocam-se perante os deveres do fornecedor de bens e serviços.
I – Soberania Nacional – Por este principio, a idéia que se tem é que o Estado brasileiro não está submisso à ingerência de nenhum outro Estado estrangeiro,