Economia
Os reflexos podem ser notados através da valorização na bolsa.
O conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força dentro da economia nacional. Prova disso, é que, segundo a Bovespa, houve uma alta de 9,7% no valor das ações das companhias das tradicionais, enquanto que o índice utilizado para empresas consideradas sustentáveis avançou 21%. A sustentabilidade engloba três pilares que são os aspectos social, econômico e ambiental.
A cidade de Piripiri tem um exemplo de empresa que atua alinhada aos valores sociais e ambientais. Trata-se da empresa de moda íntima Starlife, que recentemente obteve a maior nota na categoria Desenvolvimento Socioambiental – Pequena Empresa do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho – PSQT 2012.
O gerente de produção da empresa, Francisco Sousa, explicou que as práticas sociais e ambientais fazem parte do cotidiano daquela indústria. “Na nossa empresa não há desperdício. Os retalhos da produção não são descartados, e sim, encaminhados para pessoas que os reutilizam para dar origem a produtos como tapetes e obter sua própria renda. Fazemos o mesmo com os carretéis que sobram da produção. Com essa atividade, atendemos atualmente 35 pessoas”, conta o gerente, explicando que nesse grupo há 15 jovens em situação de vulnerabilidade social.
Outro diferencial da empresa é a utilização de copos descartáveis feitos de papel no lugar dos tradicionais copos plásticos que demoram mais de 200 anos para se decompor no meio ambiente. O gerente relatou ainda que recentemente a empresa realizou a instalação de climatizadores mais econômicos nas dependências da fábrica.
A cidade de Parnaíba possui outro bom exemplo do retorno dado pela utilização de parâmetros sustentáveis na produção vem da empresa de insumos para a indústria farmacêutica Vegeflora, pertencente ao Grupo Centroflora. A empresa que está situada na cidade de Parnaíba também obteve reconhecimento vencendo a categoria