Pontos múltiplos
Quando uma empresa produz um único produto, a obtenção do ponto de equilíbrio contábil, econômico ou financeiro é bastante simples, conforme demonstrado pelos exemplos anteriores. Quando são muitas as variedades e os tipos de produtos elaborados, porém, a obtenção do ponto de equilíbrio torna-se um pouco mais complexa.
Nas situações em que se elabora mais de um produto ou serviço, a expressão do ponto de equilíbrio em quantidades diferentes de produtos diferentes perde, em boa parte, seu sentido. A melhor forma de expressá-lo seria pela receita total de vendas.
Imaginando o exemplo fictício de uma empresa que fabrica dois produtos, e B, o lucro seria função das margens de contribuição percentuais individuais lultiplicadas pelas quantidades estimadas de vendas em unidades monetárias umadas e, posteriormente, subtraídas dos gastos fixos. Algebricamente:
Lucro = MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x Vendas$B - Gastos Fixos
Como no ponto de equilíbrio contábil o lucro seria nulo, tem-se que:
MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x Vendas$D = Gastos Fixos
Substituindo as margens e vendas individuais dos diferentes produtos por valores médios, a expressão (MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x rr.das$ ) pode ser substituída por:
MargemContr%Média x Vendas$Totais = Gastos Fixos
Ou, o ponto de equilíbrio em unidades monetárias de vendas seria igual a:
Vendas$Totais = Gastos Fixos / MargemContr%Média
Em outras palavras, se uma empresa opera com diferentes produtos, a melhor forma de expressar o ponto de equilíbrio seria pela divisão dos gastos fixos por uma margem de contribuição média. Para obter a margem de contribuição média, basta multiplicar as margens individuais pela participação percentual nas vendas e depois, somar o resultado. Veja o exemplo seguinte.
A Calango Verde fabrica e vende fardamentos