Economia
R: A lei dos rendimentos decrescentes aparece quando a variação do produto é menos do que proporcional a variação na utilização dos fatores. Por exemplo, aumenta-se a utilização dos fatores em 10% e o produto cresce em 5%. Houve, nesse caso, uma queda na produtividade dos fatores.
2) Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.
R: Produto total: é a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Produto médio: é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator.
Produto marginal: é a relação entre as variações do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.
Essa é principal relação entre eles.
3) Caracterize o mercado concorrencial.
R: Uma característica do mercado concorrencial, é que no longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, (em que as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade).
4) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: O mercado monopolista caracteriza-se por existir um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente.
O mercado oligopólio caracteriza-se por ser uma estrutura normalmente feita por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de