Economia
A atividade econômica, conhecida por nos por economia consiste na distribuição, produção, consumo de bens e serviços. Economia é um termo que vem do grego que significa: costume ou lei, ou também gerir, administrar.
É ela que a ciência social que estuda as atividades económicas, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação, onde trabalhamos e nos baseamos para o desenvolvimento e entendimento desse projeto.
Segundo Vasconcelos e Garcia, “Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem ou escolhem como empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer às necessidades humanas”. (VASCONCELOS & GARCIA, p. 2).
Podemos analisar e identificar os problemas econômicos e com isso formular soluções para soluciona-los para melhorar a qualidade de vida, identificando o que há de interferência nesse ambiente e buscando soluções.
O objetivo é Compreender a inter-relação da economia com outras áreas do conhecimento.
Para melhores decisões na organização, e desenvolvimento de melhor economia e tecnológicas, foi preciso compreender as mudanças no ambiente financeiro, analisando o mercado atual e casos reais que ilustram o tema.
Fundamentos econômicos
Conceito de Custo de Oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual a abrir mão de se produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y.O custo de oportunidade também é denominado, custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada. Presume-se que os custos de oportunidade sejam crescentes, uma vez que, á medida que aumentamos a produção de um determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos hábeis para a nova aplicação, isto é, a transferência vai ficando