Economia
Protecionismo é uma doutrina, que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas. O objetivo é proteger o mercado interno, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau. Alguns exemplos de instrumentos utilizados com os fins protecionistas estão abaixo citados.
- Criação de imposto sobre importações, gera um efeito na Balança comercial, pois com a instituição do imposto reduzem o saldo das importações.
- normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, é uma outra medida que tende também a reduzir as importações. Ao estabelecer as essas normas, os produtos que não atendem as exigências não poderão ser importados, consequentemente isso causa um efeito direto nos saldos das importações que serão reduzidos e ao mesmo tempo gera um efeito indireto sobre o aumento da qualidade do produto.
- Subsídios à indústria nacional, gera um efeito incentivando o desenvolvimento econômico interno; (subsídios a importação)
- Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa. (cotas de importação)
Podemos dizer que todas estas medidas podem ser adotadas em maior ou menor grau, mas não podem ser abusivas ou ferir as normas da OMC (Organização Mundial do Comércio criada em