Economia
Alguns dos principais economistas, durante diferente épocas, e suas teorias:
François Quesnay
François Quesnay foi um economista francês, viveu entre 1694 a 1774, se destacou como principal figura da escola dos fisiocratas.
Ele acreditava que somente a agricultura era criadora de riqueza, ja que a industris limitava-se em transforamar a matéia.
O melhor Estado era aquele que menos governava e este só se deveria interessar com a manutenção da ordem, da propriedade e da liberdade individual.
Ele cria a ideia de “oferta-procura”, isto é, quanto maior a procura do produto, maior seu preço. Contrariamente, quanto menor a procura, menor o preço. Se existir liberdade, produz-se e consome-se o necessário, logo, há estabilidade do preço e equilíbrio.
Adam Smith
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII (1723-1790). Ele foi um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regulariam o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
Suas idéias influenciaram a burguesia europeia , pois atacavam a politica econômica mercantilista promovida pelos reias absolutistas, e contestava o regime dos direitos feudais.
Essa teoria foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo em XIX e XX
.
David Ricardo
David Ricardo é considerado um dos principais economistas do mundo, viveu entre 1772 á 1823. Ele exerceu uma grande influencia sobre os economistas neoclássicos, e economistas marxistas. Os temas de suas obras incluem: teoria do valor-trabalho, teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários), comércio internacional, temas monetários.
Segundo Ricardo, o papel da ciência econômica seria, então, o