Economia
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão de escassez e escolha são custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativos ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas. Como exemplos abaixo:
Uma terra de oportunidades O mercado brasileiro de helicópteros está atraindo cada vez mais a atenção dos grandes fabricantes. Em um período de crise na Europa e nos Estados Unidos, as empresas estão se voltando para mercados emergentes. Nesse sentido, o Brasil é um dos grandes players.
De acordo com dados da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil –, em dez anos a frota de asas rotativas do país saltou de 897 unidades (2001) para 1 518 (2010). Um crescimento bastante expressivo. Há tempos São Paulo já tem a segunda maior frota desses aparelhos do mundo, atrás apenas de Nova York. Até o final do ano passado, o Estado paulistano como um todo detinha 593 helicópteros.
Atualmente, o único fabricante desses aparelhos na América Latina é a Helibras, subsidiária da francesa Eurocopter. Sediada em Itajubá, Minas Gerais, a empresa brasileira está construindo um novo hangar, onde será fabricado e revisado a partir de 2012 o helicóptero militar EC725 para as Forças Armadas e sua versão civil, o EC225. No aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, a Helibras possui uma unidade própria, onde oferece os serviços leves de manutenção. (Extraído do site Terra,reportagem de Valdemar Junior)
EMPREENDEDOR: Feira é oportunidade de negócio A rede de negócios de Alagoas está ganhando um incentivo extra através da 5ª Edição