Economia
1. MICROECONOMIA 2
2. MACROECONOMIA 3
3. ECONOMIA INTERNACIONAL 4
4. IMPACTO DA INFORMÁTICA 5
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8
1. MICROECONOMIA
A Microeconomia é o ramo da ciência econômica responsável por estudar os comportamentos dos indivíduos perante as variações das variáveis econômicas. Ela analisa a formação de preços e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
Ela tem como objetivo tratar das escolhas dos indivíduos quanto à afetação dos recursos escassos que têm disponíveis, a afetação das coisas. Assim, estuda os fundamentos das escolhas econômicas de cada indivídua e a sua evolução com a alteração dos preços das coisas. Além de considerar um certo nível de agregação. No entanto, a agregação é sempre de coisas idênticas (homogêneas), por exemplo, pode considerar em conjunto os consumidores de laranjas e em conjunto os vendedores de laranjas, sendo que apesar de haver muitas variedades de laranjas, para um certo grau de abstração, são todas idênticas.
A Microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção, ela divide-se em algumas partes:
a. Teoria do Consumidor: Responsável por estudar a preferência do consumidor, analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. b. Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los. c. Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
2. MACROECONOMIA
A Macroeconomia é o ramo da ciência econômica que se propõe em explicar as relações entre os agregados de uma economia e encara os factos econômicos