Economia
Lucas Romera Alkas
RA: B84ADA-5
Relações Internacionais
O Brasil tem ganhado muita notoriedade ao longo dos anos com suas imensas contribuições à missão de paz no Haiti, ganhando atenção dos países ao passo que a Organização das Nações Unidas (ONU) entra em ascensão como potência regional. Tendo forte influência nestes trabalhos, o Brasil é um dos países mais ativos e reconhecidos no contexto internacional. “O país participou de cinco operações de paz no Timor Leste desde 1999 e contribui preponderantemente na Missão das Nações Unidas para estabilização no Haiti” (do francês, Mission des Nations Unies pour la Stabilisation en Haiti [Minustah]).
Acredita-se que um dos fatores que tenham incentivado o Brasil a tomar parte dessas participações sejam principalmente o prestígio e o aumento de reputação em âmbito internacional. Tais reconhecimentos terão resultados significativos, e é esperado que por tais trabalhos, o Brasil obtenha uma posição permanente no Conselho de Segurança da ONU. Se tal posição for alcançada, garantiria ao país um forte reconhecimento internacional e da América Latina, tendo maior controle e autoridade sobre as questões políticas, econômicas e militares.
“A ONU declara no site do Department of Peacekeeping Operations que a manutenção da paz é "um instrumento único e dinâmico desenvolvido pela Organização como uma maneira de ajudar os países afetados por conflitos a criarem as condições para uma paz duradoura".”(2011, Contexto Internacional). Embora a manutenção da paz tenha tido significantes resultados, a ONU falha ao não especificar e carecer de detalhes quanto a forma de execução das medidas tomadas. Enquanto que no capítulo VI da carta é dito que os Estados participantes devem resolver suas disputas por meio de negociações, mediações e arbitragens, no capítulo VII é mencionado que o Conselho de Segurança pode manter a paz por meio de intervenções forçadas, como missões de imposição da paz.
O Brasil possui grande