Economia
Questões Dissertativas
Questão 1 (0,1875) (Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R: Não. Escassez é muita procura e pouca oferta, e a pobreza é ter poucos bens.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R: Dessa maneira, para evitar esta situação o keynesianismo defende a necessidade de o estado buscar formas p/ conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era fundamental que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantindo a realização de investimentos do setor privado.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, á subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
R: Direto, indireto, especifico, ad valorem.
Direto: impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio das pessoas físicas. Exemplos: Imposto de Renda (IR) e Imposto Predial e Território Urbano (IPTU)
Indireto: impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Exemplos: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).