ECONOMIA
A ESCOLA CLASSICA OU LIBERAL
- surgiu com as obras de David Ricardo e Adam Smith e estruturou com a Revolução Industrial
- Os liberais condenavam o intervencionismo do Estado e à adoção de medidas restritivas e protecionistas.
- Afirmavam que a riqueza da nação resultava do trabalho dos indivíduos (Divisão do trabalho- especialização- produtividade). E da sua capacidade de TRANSFORMAÇÃO.
- O homem viveria em um ambiente de livre concorrência e com propriedade privada e praticaria sua tendência natural de buscar sempre o MÁXIMO com o MINIMO de esforço.
- Não haveria necessidade a necessidade de intervenção do Estado, pois a economia seria guiada por uma MÃO INVISIVEL (leis naturais do mercado, como oferta e procura). A competição garantida pela Livre-Concorrência determinaria o preço dos produtos, permitindo equilíbrio entre produção e consumo.
- O Estado de vê apenas garantir a livre-concorrência e o direito a propriedade privada--- GARANTE A COMPETIÇÃO.
- Quatro pilares do liberalismo: liberdade de empresa Liberdade de contrato Liberdade de câmbio (liberdade de trocas) Propriedade privada
- Com as grandes crises cíclicas e a depressão de 30 o liberalismo entrou em contradição. E foi necessário a intervenção do Estado para evitar crises tão fortes.
AS CRISES ECONÔMICAS
- Uma economia entra em crise quando a produção, emprego, renda, consumo caem. E todos levam a diminuição da qualidade de vida das pessoas.
- Inicio do industrialismo implantação do liberalismo econômico surgimento de crises (por causa da não intervenção do Estado).
- A economia vai de períodos de prosperidade e de atividade, a outros de depressão e de
paralisação