Economia
INTRODUÇÃO
Economia é o ramo do conhecimento humano que procura estudar como as sociedades usam recursos escassos e os processos de produção, a troca e consumo de bens e de serviços. Estuda a relação entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. A microeconomia estuda os comportamentos dos indivíduos e o mercado onde interagem. A macroeconomia estuda o resultado do comportamento destes indivíduos.
MODELAGEM ECONÔMICA
A satisfação das necessidades individuais e coletivas é feita com o Consumo de Bens e Serviços Denominados:
Produção Econômica - Que é obtida com a combinação de recursos naturais, equipamentos e trabalho. Denominados:
Fatores de produção: * Trabalho - Contribuição do ser humano na produção * Capital - Conjunto de equipamentos, ferramentas e máquinas, produzidos pelo homem. * Recursos Naturais - elementos da natureza utilizados pelo homem.
DEFINIÇÕES DE ECONOMIA – TRÊS ABORDAGENS DISTINTAS
Na abordagem Neoclássica a economia é um estudo dos homens tal com vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida. Focaliza principalmente, a condução do homem no trato com questões que interferem em sua riqueza e bem estar. Por último a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e concorrência podem conduzir ao bem-estar social.
Já na perspectiva socialista as necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade. Para satisfazer a um padrão de necessidades o homem se dedica a produção, que é um ato social. A realização deste processo se completa com a distribuição do produto social. O estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição resume o campo de que se ocupa a economia.
Na sistematização de Robbins a sociedade tem objetivos múltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta econômica consiste em escolher entre fins possíveis e meios escassos para alcança-los. A economia é um ramo que estuda as formas do comportamento