Economia
O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise financeira da empresa Alimentos, que nada mais é que diagnosticar se a empresa em seus respectivos exercícios mostraram uma tendência positiva ou negativa, pois uma análise propriamente dita pode ser entendida como um processo de decomposição de um todo em suas partes constituintes, visando o exame das partes para entendimento do todo ou para identificação de suas características ou de possíveis anormalidades. No campo financeiro, a análise do lucro de uma empresa pode ser feita a partir da decomposição do referido lucro nas contas de receitas e de despesas que o compõe, bem como no exame da representatividade de cada uma dessas contas em face de um referencial, como o volume das vendas das empresas. A busca das causas que afetaram o lucro da empresa no período, a comparação do lucro da empresa em determinado ano com os lucros nos anos anteriores , ou até mesmo como o lucro de seus concorrentes, enfim tudo isso resulta no conjunto do processo da análise.
Balanço Patrimonial
Análise Vertical:
A análise vertical representa a evolução da comparação das contas em redução ao total a que compõe. No balanço patrimonial o total a ser usado como base é o ativo total. Com isso teremos uma base de como está a empresa nos seus respectivos períodos. Mas vamos a o que nos interessa que é a análise vertical da empresa alimentos nos exercício de 1996 à 1999.
Analisando suas contas, começando pelo ativo circulante percebemos que em 1996, temos um percentual de 30,40%, em 1997 um percentual de 33,71%, em 1998 de 41,86% e finalmente em 1999 de 50,75%, isso nos mostra que teve um aumento significativo, representando as aplicações de recursos.
já os créditos percebe-se que houve uma variação decrescente, pois seus percentuais não são muito distantes, mas percebe-se em 1996 12,43%, em 1997 13,94%, em 1998 21,40% e 1999 21,29%, representando os valores a receber de clientes, decorrente dos produtos