Economia
Toda empresa competitiva deve encantar o seu cliente, mantê-los satisfeitos e atraídos. Estas ações somadas ao respeito ao direito do consumidor são maneiras de fidelizar a preferência do cliente à sua marca, produto e empresa.
Em políticas de fidelização, iniciadas ainda no P&D (Planejamento e Desenvolvimento de produto), muitas empresas crêem que oferecer produtos e serviços continuamente melhorados e a preços acessíveis, seja a principal forma defidelizar o consumidor.
Além desta ação estratégica, há a utilização de programas de benefícios e descontos que são capazes de fidelizar em longo prazo. Porém, para que a ação de fidelização tenha conseqüências positivas, é necessário agregar valores ao produto e ao serviço.
Cada cliente possui uma exigência específica, para um o que vale é desconto, e para outros pode ser a qualidade, a atenção e o feedback de um atendimento. A qualidade de um produto ou serviço é um dos fatores centrais para a fidelização, independente das exigências individuais de cada cliente.
Em tempos de atendimento a nichos de mercado, as empresas buscam customizar os seus produtos, de forma a atender a grupos de consumidores de forma padronizada e diferenciada. Sobretudo, é primordial manter um constante canal de comunicação com os clientes, através dos vendedores que estão no balcão ou via canais eletrônicos como a web e o telefone.
Conquistar novos clientes custa mais caro do que manter os atuais, afinal, cliente é aquele que compra de você, e não aquele que você cobiça conquistar, este é apenas um cliente potencial. Os clientes fiéis compram mais por acreditar na marca, conhecer a sua qualidade e por se sentir bem atendido.
Perante uma expectativa , quando o cliente é bem abordado, recebida e satisfeita, a sua memorização sobre aquilo que ele comprou o fará a comprar novamente no mesmo lugar, e divulgar para os seus conhecidos sobre o ótimo produto e serviço que consumiu.
FONTES: