Economia
1. Revoluções burguesas
Entende-se por um conjunto de movimentos que ocorreram na Europa e Estados Unidos no século XVIII. A importância dessas revoluções é que estimularam o desenvolvimento do Capitalismo, pondo fim às monarquias absolutistas e contribuíram para a eliminação de barreiras que impediam o livre desenvolvimento econômico.
* Revolução Francesa
No final do Século XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilégios da nobreza em um contexto no qual crescia a miséria do povo. A burguesia também se opunha ao regime monárquico, pois este não permitia a livre constituição de empresas, impedindo a burguesia de realizar seus interesses econômicos.
Em 1789, com a mobilização das massas em torno da defesa da igualdade e da liberdade, a burguesia toma o poder e passa a atuar contra os fundamentos da sociedade feudal. Procura organizar o Estado de forma independente do poder religioso e promove profundas inovações na área econômica ao criar medidas para favorecer o desenvolvimento de empresas capitalistas. As massas que participaram da revolução logo foram surpreendidas pelas medidas da burguesia, que proibiram as manifestações populares e passaram a reprimir os movimentos contestatórios com violência.
• Revolução Industrial
Eclodiu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e aperfeiçoamento dos métodos produtivos. A revolução nasceu sob a égide da liberdade: permitir aos empresários industriais que desenvolvessem e criassem novas formas de produzir e enriquecer.
[pic]
A Revolução Industrial constituiu uma autêntica revolução social que se manifestou por transformações profundas na estrutura institucional, cultural, política e social.
Aspectos importantes da Revolução Industrial: • Produção passa a ser organizada em grandes unidades fabris, onde predomina uma intensa divisão do trabalho; • Aumento sem precedentes na