A importância da segurança do trabalho nas empresas
ROGÉRIO
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS
CURITIBA
2010
ROGÉRIO
A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS
Seminário apresentado ao TECPUCPR – Centro Educacional Profissional Irmão Mario Cristovão como requisito parcial da disciplina de Informática Avançada
CURITIBA
2010
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO 4
3 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
Algumas observações esparsas surgiram no século XVI, evidenciando a possibilidade do trabalho ser o causador de doenças.
Em 1556, Georgius Agrícola publicava o livro “ De Re Metálica’, onde eram estudados os diversos problemas relacionados à extração de minerais argentíferos e auríferos, a fundição de prata e ouro. Apesar da importância, estes trabalhos pioneiros permaneceram praticamente ignorados por mais de um século.
Em 1700 era publicado na Itália, um livro que iria ter notável repercussão em todo o mundo: De Morbis Artificum Diatriba’’, de autoria do médico Bernardino Ramazzini. Segundo Ramazzini em seu livro, ele descreve uma série de doenças relacionadas a cerca de 50 profissões diversas.
Entre 1760 e 1830, ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial, marco esse que deu início a moderna industrialização. Tendo o aparecimento da primeira máquina de fiar. As primitivas máquinas de fiação e tecelagem necessitavam de força motriz para acioná-las, e esta foi encontrada na energia hidráulica, assim as primeiras fábricas foram instaladas em antigos moinhos.
O baixo nível de vida e famílias com um grande número de filhos, garantiam o suprimento de mão de obra barata. Eram contratados trabalhadores homens, mulheres e mesmo crianças, sem quaisquer restrições quanto ao estado de saúde, desenvolvimento físico, etc.
Os acidentes de trabalho eram numerosos, provocados por máquinas sem qualquer proteção, movidas por correias expostas, e