Economia
Campus Santos/Rangel
Curso: ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA E NEGÓCIOS
1 SEMESTRE / 2015
Versão 0.8
(falta revisão cf. normas ABNT e correção ortográfica, conteúdo revisado até pg. 79)
Prof. Ms. Rogério Nahas Grijó
Professor Mestre Rogério Nahas Grijó – UNIP – 1 SEM. 2015
0
1. CONCEITO DE ECONOMIA
Etimologicamente, a palavra economia deriva do grego oikonomía (de oikos, casa ; nomos, lei). No sentido original seria a “administração da casa”, que posteriormente foi associada à “administração da coisa pública”.
Define-se Economia como ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.
Professor Mestre Rogério Nahas Grijó – UNIP – 1 SEM. 2015
1
2. O PROBLEMA ECONÔMICO
2.1 RECURSOS LIMITADOS VERSUS NECESSIDADES ILIMITADAS.
A Economia é a área do conhecimento (e, mais especificamente, das Ciências
Sociais) que investiga como produzir bens e serviços para atender necessidades ilimitadas dados os recursos que são escassos e finitos.
Por isso mesmo, por muitos ela é chamada de Ciência da Escassez.
“Dallagnol (2008) cita Albert L. Meyer que parte de uma observação para explicar a lei da escassez. Diz que se fosse possível dar a cada indivíduo uma lâmpada de
Aladim, todos os problemas que se ocupam os economistas seriam resolvidos. Se tivéssemos posse da lâmpada, teríamos todos os bens que desejássemos, e não haveria necessidade de coordenação, divisão ou procura de maior eficiência para o trabalho humano/ os problemas decorrentes da produção em massa, da expansão tecnológica e da ciência nas atividades produtivas deixariam de existir. Não haveria necessidade de pesquisa para o aumento da produtividade agropecuária.