Economia
= É quando o saldo final do resultado apurado é negativo, que é a soma de todas as receitas e despesas orçamentárias. Isso não significa o que o governo gastou e sim o que o governo autorizou no ano. Sendo assim se há um déficit orçamentário, o governo pressiona para que aumentem as taxas de juros para poder arrecadar mais dinheiro para cobrir esse déficit e assim prejudica o crescimento do país, pois isso afeta toda a economia e afeta também a exportação e importação de produtos do país.
2- Em fevereiro de 2003, o então ministro Palocci aumentou a meta de superávit primário para 4,25% do PIB. Na entrevista em que anunciou este aumento, o ministro enfatizou a necessidade do Brasil adquirir credibilidade.Explique o que é superávit primário e porque este aumento reforçou a credibilidade do país.
= Superávit primário significa a arrecadação dos impostos é maior que as despesas realizadas excluindo os juros e correção monetária da dívida pública. Ele aumenta a credibilidade do país, pois com o superávit alto faz com que as empresas e indústrias acreditem no país e comecem a investir dentro dele e não em outro país, aumentando assim a demanda.
3- O que é uma política fiscal expancionista e uma política fiscal contracionista?
= Expancionista: é quando o governo aumenta os gastos públicos, diminui os impostos e com isso gera mais empregos e proporciona maior renda as empresas.
= Contracionista: o governo diminui os gastos públicos, aumenta os impostos e com isso o emprego diminui e reduz renda as empresas.
4- O que é uma política monetária expancionista e uma política monetária contracionista?
= Expancionista: é quando o governo aumenta a circulação da moeda e baixa as taxas de juros, sendo assim enriquece a demanda e o crescimento econômico.
= Contracionista: é quando o governo reduz a quantidade de moedas e aumenta a taxa de