ECONOMIA
1. Conceitue Economia:
R: Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços.
Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada as politicas das nações e a vida das pessoas, sendo que uma das principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
2. O que é Inflação?
R: Inflação é um conceito que designa o aumento generalizado dos preços de bens e serviços. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.
3. Defina as Politicas: Fiscal, Cambial e Monetária.
R: FISCAL: Nome dado as ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país. Nos diversos manuais da economia, a politica fiscal está intimamente ligada á politica monetária, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia.
CAMBIAL: A política cambial do Brasil está diretamente relacionada com as operações de exportação e importação, portanto, suas diretrizes impactam na balança comercial brasileira e causam efeitos no balanço de pagamentos do país. A estrutura da política nacional de câmbio, direcionada por normas e regras criadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e executadas pelo Banco Central do Brasil e seus agentes financeiros, pode ser comparada com a dos países mais adiantados do mundo.
MONETÁRIA: O controle da Política Monetária brasileira é realizado através das diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN) e das ações do Banco Central do Brasil (Bacen). Quando o país pratica uma política monetária restritiva, diminui a quantidade de moeda em circulação ou a mantém estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços. Entretanto, na prática de