economia
No cotidiano das pessoas, a economia se encontra como:
Inflação, Desemprego, Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Crise do Petróleo, Crise Cambial
É a Ciência social que estuda como o indivídu e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível.
CONCEITO DE ECONOMIA
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos (ou fatores de produção) são limitados, em oposição às necessidades humanas, que são ilimitadas.
Sociedade escolhe entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados das atividades produtivas.
SISTEMA ECONOMICO
Forma política, social e econômica de organização de uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam, buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
Classificação em dois grandes grupos
Sistema Socialista = - Questões econômicas resolvidas por um órgão central de planejamento; - Propriedade pública dos fatores de produção (meios de produção)
Sistema Capitalista = Funcionamento da economia é regido pelas forças do mercado;- Propriedade privada dos fatores de produção - Sistema de mercado predominante atualmente.
Bens de capital - São utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: máquinas, equipamentos e instalações. Bens de consumo - Destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis (por exemplo,- geladeiras, fogões, automóveis) ou como não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Econometria Representou a “unificação da teoria econômica com a estatística econômica e as matemáticas para a compreensão real das relações quantitativas da vida econômica
NEOLIBERALISMO
desregulamentação da