Economia
1 – Apresentação
O intuito deste trabalho é apresentar um pouco da situação na indústria nacional dentro do setor têxtil e confecção.
No capítulo segundo capítulo será relatado um breve histórico do surgimento da industria têxtil no Brasil e também a história de Madame Rosita, uma tragetória de sucesso que contribui com a Moda na década de 30.
No terceiro capítulo veremos qual a participação do Setor Têxtil dentro da Economia Nacional. No quarto capítulo veremos quais as opotunidades deste setor para os proxímos anos e o oque a Copa do Mundo irá nos beneficiar.
Também será abordado no quinto capítulo quais são as principais dificuildades que este setor enfrenta.
E para complementar no sexto capítulo será discrito as considerações finais deste trabalho.
2 - Contando um pouco da História
Surgimento da indústria têxtil brasileira
A história da moda do período colonial até a década de 30
As primeiras iniciativas de construção de uma indústria têxtil no Brasil foram frustradas com medidas contrárias impostas pela família real portuguesa.
O Brasil Colônia tentou fabricar seus tecidos elegantes, mas um alvará de 1781 de D. Maria I mandou destruir os teares do Brasil e, com eles, a indústria brasileira que nascia. No país, só se admitiam teares para a indústria das fazendas grossas de algodão, das que serviam para o uso e vestuário dos negros.
Inicialmente a influência da moda brasileira é totalmente europeia, mais especificamente francesa – expressa em características da Belle Époque. Nesta primeira fase a moda no Brasil se faz por meio de livreiros franceses que importavam revistas de moda, ilustradas com litogravuras, trazendo instruções sobre cortes e medidas.
Anos 10
O século XX inicia-se com um período de progresso técnico, resultante da criação de novas fábricas surgidas principalmente da aplicação do dinheiro do café. Inicia-se a era da máquina e o desejo do progresso expresso na industrialização. Outros fatores