Economia
O objetivo de um gestor financeiro de uma empresa é maximizar o lucro líquido decorrente das operações realizadas.
O lucro é decorrente das vendas, menos os custos das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis (impostos e comissões sobre as vendas ), menos todas as despesas fixas (aluguel, água, luz, salários e etc.).
O administrador financeiro sempre deverá conhecer e administrar corretamente os custos de cada empresa, tomando as decisões mais adequadas para maximizar os resultados das empresas. Também deverá conhecer e utilizar adequadamente os conceitos de Ponto de Equilíbrio, ou seja, saber quanto a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. Deve também saber sobre Margem de Contribuição que é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis. E ainda conhecer a Formação do Preço de venda, ou seja, o preço deverá cobrir o custo direto da mercadoria/ produto/ serviço, as despesas variáveis (impostos, comissões etc.) as despesas fixas proporcionais (aluguel, água, luz, salário, etc.), e ainda, sobrar um lucro líquido adequado. Ao saber desses tópicos o administrador poderá realizar uma eficiente gestão financeira das empresas.
Nenhuma empresa pode fixar o seu preço, sem levar em conta a concorrência pois o preço do concorrente é um referencial para qualquer empresa, mais além disso deveremos ter uma idéia muito clara de quem é seu cliente para que ele possa ficar satisfeito com os produtos que estão sendo oferecidos pra ele.
As empresas tem diversos gastos, um exemplo é uma pizzaria como vimos no vídeo, a pizzaria tem várias despesas com os ingredientes que é necessário para fazer uma pizza, mais o empresário não tem só os gastos com os ingredientes mais também com seus funcionários, água, luz e outras diversas despesas por isso cada empresário deve contabilizar pelo menos doze meses antecipado os seus gastos para