economia
Aluna: Alécio Ribeiro CPD: 40053
Curso: Contabilidade Turno: vespertino
Professor: Alberto Maia
Elasticidade da Oferta e Demanda
Imperatriz – MA
2014
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de exemplificar de forma clara e objetiva, os conceitos de Demanda, Oferta, Ponto de Equilíbrio e Elasticidade. Primeiramente vão ser apresentados conceitos de Demanda e Oferta, os fatores que justificam o posicionamento da curva, logo em seguida serão exemplificados graficamente, o Ponto de Equilíbrio e os fatores que levam a formação do mesmo. A elasticidade será exemplificada com alguns conceitos, dos fatores que influencia no grau de elasticidade do preço da Demanda, e exemplos de produtos de acordo com o tipo de elasticidade em que estão inseridos.
Demanda
Demanda: É a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos a consumir durante um período de tempo. Depende:
Do preço do bem ou serviço.
Do preço dos outros bens ou serviços.
Da renda do consumidor.
Do gosto ou preferência do consumidor.
Lei Geral Demanda:
A quantidade demandada de um bem varia de forma inversamente proporcional a variação do seu preço, ou seja, quanto maior o preço menor a demanda e vice versa.
A inclinação negativa da função Demanda é justificada por dois efeitos que agem simultaneamente:
Efeito Substituição – Quando há um aumento de preço de um bem, o consumidor passa a adquirir um outro bem que seja substituto do que foi aumentado.
Efeito Renda – Quando há um aumento de preço de um bem, o consumidor sente uma queda na sua renda real em relação ao bem que teve o seu preço aumentado.
Classificação dos bens e serviços: Segundo a renda dos consumidores:
Bens Normais – Sua